O cacau é o fruto da árvore do cacau, cujo nome em latim é Theobroma cacao, que significa "Alimento dos Deuses", que é cultivado em áreas tropicais próximas ao equador. É considerado um superalimento e as sementes de cacau são o ouro desse fruto. O chocolate tem como base os grãos de cacau, que são sementes de cacau secas e fermentadas.
Não é fácil encontrar um alimento associado ao prazer e ao mesmo tempo com muitos benefícios à saúde, mas o chocolate é uma dessas excepções. O chocolate é uma comida deliciosa e, ao mesmo tempo, possui muitos benefícios proporcionados pelo cacau, quando consumido com moderação.
O cacau é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C, que potencializam os benefícios à saúde.
O cacau é considerado um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes, como os flavonóides, que podem conferir propriedades anti-envelhecimento. Os níveis máximos de flavonóides encontrados no cacau são maiores que no chá ou no vinho. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro das células, e que podem causar uma ampla gama de doenças e doenças crónicas. A concentração de antioxidantes é maior no chocolate preto do que no chocolate de leite, sendo o primeiro mais associada a esse benefício.
O cacau é um aliado do coração. A ingestão regular de cacau tem sido associada a uma diminuição do risco de doença cardiovascular. Ajuda a manter a pressão arterial baixa e a diminuir o colesterol ruim. Flavonóides e especificamente a epicatequina, que também têm efeitos benéficos na saúde cardiovascular.
O cacau é um estimulante natural, contém teobromina e cafeína, que são estimulantes do sistema nervoso central e também diuréticos e relaxantes dos músculos lisos.
O cacau possui propriedades anti-stress e antidepressivas. Ele contém ácido valérico que atua como um redutor de stress, apesar da presença de estimulantes cafeína e teobromina no chocolate. O cacau também promove a produção de serotonina, que é um neurotransmissor calmante, e que por vezes é chamado de "químico feliz" porque contribui para o bem-estar e a felicidade.
Quanto maior a percentagem de cacau no chocolate, maior é o benefício do seu consumo, sendo por isso todos estes benefícios associados ao chocolate negro.
Recomenda-se uma ingestão diária de 30 a 40g de chocolate preto. A ingestão diária não deve exceder 40g, o consumo excessivo de chocolate não está associado aos benefícios descritos. O consumo de chocolate com uma percentagem maior de cacau, devido ao seu sabor mais intenso, faz com que você não sinta necessidade ou vontade de comer uma tablete de chocolate inteira ou uma caixa de chocolates.